Os Exercícios para Perder Barriga Valem a Pena?

Muitas mulheres querem perder a gordura da barriga – o que não é fácil. Eliminar a gordura da barriga é o que a maioria das pessoas que tem alguns quilos a mais deseja. Este assunto está rodeado de mitos e de propaganda enganosa. Se ainda não leu o nosso artigo sobre como perder barriga, veja as nossas dicas sobre o assunto. Este artigo é uma continuação do outro.
Perder gordura localizada é um mito propagado pela mídia que tenta vender cremes ou suplementos para emagrecer sem resultados. Outro grande mito é que os exercícios abdominais ajudam a perder barriga. Neste artigo vamos falar quais são os melhores exercícios para perder barriga – você vai ficar espantada!

A Diferença Entre Eliminar Gordura Abdominal e Ganhar Abdominais

Quando você entra numa academia é fácil encontrar meia dúzia de máquinas para fazer exercícios abdominais. Você vê pessoas fazendo uma centena de abdominais até à exaustão. Será que fazer abdominais é o melhor exercício para perder barriga?
Fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. O mesmo se aplica aos engenhos para exercitar os músculos abdominais. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriguinha para dentro… Mas não queima a gordura da barriga.
Exercitar os abdominais torna os músculos mais fortes, mas a camada de gordura que está por cima dos músculos mantém-se. O que realmente temos de fazer para ter uma barriga lisa é arranjar uma forma eficiente de perder a gordura da barriga. Existem dois tipos de gordura na barriga: uma camada de gordura em cima dos músculos abdominais e gordura intra-orgânica.
A gordura intraorgânica, juntamente com o inchaço da barriga é o que faz a barriga grande e dilatada. É possível eliminar estes dois tipos de gordura através de uma alimentação que promove a queima de gordura, evita a ingestão de gorduras prejudiciais e através de exercício físico moderado.

Melhores Exercícios para Perder Barriga

Ao contrário da sabedoria convencional os exercícios abdominais não ajudam a queimar a gordura da barriga. O que realmente funciona é exercício aeróbico de baixa intensidade e exercício de resistência de alta intensidade (musculação).

Movimento de Baixa Intensidade

O exercício aeróbico de baixa intensidade são as caminhadas, ciclismo leve, surf, etc. Correr, jogging, ciclismo pesado e outras atividades queimam mais calorias, mas não vão às reservas de gordura. O objetivo é manter o batimento cardíaco entre 55% e 75% do seu batimento máximo. Isto é um exercício muito leve… para pessoas muito pesadas basta andar normalmente e para pessoas menos pesadas basta caminhar com uma velocidade um pouco superior à normal.
Quando o seu batimento cardíaco ultrapassa dos 75% do máximo o corpo deixa de queimar gordura e promove um metabolismo anaeróbico que utiliza a glicose como combustível preferencial (o que origina a criação de ácido láctico e cortisona). Ao manter um batimento cardíaco abaixo dos 75% o seu organismo consegue ir às reservas de gordura e evita desgaste do organismo.
Deve caminhar entre 3 e 6 horas por semana – parece muito mas não é! Compre um leitor de MP3 para ouvir música ou um curso áudio para aprender outra língua… Assim o tempo passa mais rápido.

Exercício de Alta Intensidade

O exercício de alta intensidade deve ser concentrado em exercícios compostos com pesos. Exemplos de exercícios de força para perder barriga compostos são: agachamento, peso morto, elevações e o supino. No ano passado chegou a moda dos swings com Kettlebells, um exercício que trabalha quase todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.
Estes exercícios cansam muito, mas criam massa muscular e melhoram o sistema endócrino. Ter mais hormônio de crescimento e testosterona aumenta o metabolismo basal e juntamente com a alimentação certa você queima a gordura armazenada. Ao fazer estes exercícios também trabalha os músculos abdominais o suficiente para ter os abdominais visíveis quando perder a camada de gordura da barriga.
Não é necessário passar horas na passadeira, levantar pesos 4 ou 5 vezes por semana ou fazer centenas de abdominais. Se você equilibrar o exercício aeróbico leve com alguns treinos de alta intensidade vai queimar muita gordura em todo o corpo, incluindo na barriga.
A minha recomendação é fazer os dois tipos de exercício, visto que fazer mais de um não evita a necessidade do outro. As caminhadas e outros exercícios aeróbicos leves ajudam a queimar gordura e os exercícios de força dão origem a um equilíbrio hormonal para começar a queimar gordura mais rapidamente. Lembre-se que 80% dos resultados vêm da alimentação saudável – não ignore a sua educação alimentar!
Juntamente com as dicas para emagrecer explicadas nos artigos sobre como emagrecer e no artigo como perder barriga você vai conseguir reprogramar o seu corpo a queimar gordura em vez de carboidratos. Esta é a forma mais fácil de perder gordura da barriga – além de ser mais fácil é também a mais saudável. Se você tem mais perguntas sobre exercícios para perder barriga não hesite em deixar um comentário.

Quero Saber a Sua Opinião!

Como exercício interativo, escreva um comentário respondendo com a sua experiência pessoal sobre o seguinte:
  • O que acha mais importante para perder barriga? Alimentação, exercicio físico ou os dois?
  • Você acredita nos engenhos milagrosos que prometem perder barriga?
COMPARTILHAR:

+1

1 Comentario "Os Exercícios para Perder Barriga Valem a Pena?"

  1. Obrigado por ajudar a derrubar esse mito de que abdominal ajuda a perder barriga. Eu já vi essa desinformação em tantos blogs e sinto pena de quem seguiu e não conseguindo o objetivo, parou com o esforço e perdeu a vontade de continuar. Eu, através do meu site, faço o possível pra passar informação correta como você. Parabéns!

    ResponderExcluir